quinta-feira, 6 de abril de 2017

DIA 31 DE MARÇO  
APRESENTAÇÃO: BERRANTE 

Para comemorarmos o aniversário de Cerquilho recebemos a visita do Senhor Natali Primo Constantino, após foi realizado uma ilustre apresentação com seu berrante. 
Sempre é  bom resgatarmos a nossa cultura e passarmos para os nosso alunos.

Você sabia?  
Que os berrantes surgiram há mais de três séculos, época em que o próprio tropeirismo dava seus primeiros passos e talvez seja por isso mesmo que é tão difícil dissociar uma coisa da outra. Ao nascer, o berrante tinha uma primeira função: ajudar os tropeiros a agrupar os animais. Os primeiros berrantes eram feitos do chifre do boi pedreiro – antiga raça surgida em meados de 1910 cujos chifres podiam chegar até 1,50m de comprimentos – mediam mais de um metro, eram fundamentais no transporte de boiadas de até 85 marchas e seu som era bastante grave.
Em seguida surgiram os berrantes com anéis de prata, suas bocas mediam até 40centímetros e eram utilizados para chamar vacas e bois para dar sal ou fazer transporte ou, ainda, quando a boiada estava pronta. O som de um berrante, no silêncio do sertão, pode ser ouvido a 3km de distância.  
 Os toques podem ser:
1)Saída Solta ; quando a boiada sai do pouso.
2)Estradão : quando a boiada toma a estrada, seguindo o ponteiro.
3) Rebatedoro : Toque de perigo, chamando um peão perdido no meio da boiada para auxiliar em situação de emergência.
4)Queima do Alho: É o toque do almoço, quando a comitiva que saiu à frente uma ou duas horas avisa ao encontrar o local ideal para pararem, geralmente à margem de um rio. Ao avistar o cozinheiro, o ponteiro avisa. Por condicionamento, o boi também aprende com esses toques, e sabe quando vai descansar.
 fonte http://www.solbrilhando.com.br/Esportes/Rodeios/Berrante.htm









AGRADECEMOS O SENHOR NATALI PELA PARTICIPAÇÃO E APRESENTAÇÃO!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário